Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), localizado no bairro do Roger, é o único no Brasil que conta com a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros Civil. A parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Corpo de Bombeiros Civil e Voluntários da Paraíba (CBCV-PB) entidade filiada a Federação Brasileira de Bombeiros Civil ,garante maior tranquilidade e segurança ao público que visita o local.
 


Essa equipe realiza o levantamento das condições de todo o perímetro do parque, a checagem dos equipamentos e dos pontos de eletricidade existentes na área, antes mesmo da abertura dos portões, visando evitar possíveis acidentes. O trabalho de prevenção é realizado nos fins de semana e feriados, onde ser verifica o maior número de visitantes.

“O parque recebe um quantitativo muito maior de visitantes nos fins de semana e feriados, sendo a presença dos bombeiros civis muito importante, visto que é uma equipe preparada para atender o público com os primeiros socorros. Além disso, eles estão sempre orientando os visitantes em relação a comportamento, sobre o que podem ou não devem fazer, e isso também é uma ajuda substancial para a nossa equipe que já atua no parque”, afirmou Jair Azevedo, diretor da Bica.

O grupo de Corpo de Bombeiros Civil que atua no Parque Arruda Câmara tem o comando geral do oficial Denis de Sousa. Ele explicou como é o trabalho realizado. “Temos uma equipe no lago, as equipes de rondas e outras em pontos estratégicos, como no parquinho. Geralmente, sempre vai ter um bombeiro civil próximo às crianças. Mas dependendo do local onde esteja a vítima, ela poderá se dirigir diretamente a Guarda Municipal do parque e pedir para entrar em contato conosco, pois eles têm um canal direto com nossa equipe”, afirmou o oficial.

Além do trabalho de prevenção, o grupo presta atendimento às vítimas de acidentes ou mal súbito ocorridos no parque. Nos casos em que se precisa encaminhar para um hospital, há o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192) para fazer o resgate.
“O contêiner, localizado em ponto estratégico do parque, é a base de apoio da equipe. Lá permanece sempre um bombeiro civil especializado e uma técnica em enfermagem”, explicou Jéferson Gomes, bombeiro civil que integra o grupo.

A equipe conta com equipamentos como maca e prancha, aparelhos para a realização de aferição de pressão e da glicemia. “Estamos aqui para somar nessa parceria com a Prefeitura de João Pessoa, zelando pela segurança e bem-estar dos visitantes”, afirmou Jéferson Moura. O serviço é baseado na Lei Federal 9.608/98 do voluntariado.

Vale ressaltar: que este convênio, entre a prefeitura de João Pessoa e o Grupamento de Bombeiros Civis da Paraíba já é existente, a mais de 4 anos. e conta, com o apoio do prefeito reeleito Luciano Cartaxo que foi um dos pioneiros, na contratação e utilização de mão de obra de Bombeiros Civis dentro de locais públicos no Estado da Paraíba. Obs.: algo que sem dúvida nenhuma, merece ser copiado pelas prefeituras de outros Estados. 

CURTA NOSSA PÁGINA 
https://www.facebook.com/Febrabom-Rio-Grande-do-Sul-