Não há pior inimigo que um falso amigo.
Esta frase surrada, nada mais é do que o reflexo da verdade entre a categoria bombeiro civil no Brasil.
Há pelo menos 09 anos a categoria de bombeiros civis convive salvo algumas exceções com no mínimo três espécimes ardilosamente ágeis atuando sob o manto de defensores da categoria em todos os cantos do Brasil cito entre os quais:
O tendencioso aquele que demonstra uma tendência ou objetivo de prejudicar sobre o ângulo de segundas intenções que tende a ser parcial e preconceituoso:
O oportunista aquele que tira proveito das oportunidades em benefício próprio se aproveitando de outras pessoas buscando obter vantagens pessoais, em determinadas situações.
O manipulador talvez seja a figura mais repugnante entre as citadas, pois age pressionando ou buscando influenciar alguém a fazer ou agir de determinada forma indo de encontro aos seus interesses.
Por mais curioso que possa parecer temos ainda algumas espécies que são a mistura de todas juntas tornado os seres completamente obcecados, maldosos e ensandecidos pelo controle absoluto das coisas e de tudo.
O desserviço prestado por estas pessoas pode ser considerado como algo irreparável se levarmos em conta em alguns casos a utilização dos cargos e instituições que os mesmos ocupam e representam.
Realidade esta, que reflete no estacionamento eterno em questões de desenvolvimento e valorização da atividade Bombeiril como categoria Profissional em Todo o Brasil.
Obviamente, que a culpa de tais seres existirem se deve ao ainda, fraco e lento processo de desenvolvimento critico a ser desenvolvido pelos profissionais de prevenção. Algo que acaba por ajudar a mascarar a falta de ações de interesse coletivo realizada por estes espécimes que sabendo disso, utilizam os bombeiros civis como massa de manobra para suas aspirações.
Por ultimo temos a criação do conselho de Classe da profissão Bombeiro Civil através do projeto de lei Nº 6.364 apresentado em 2016. Algo que definitivamente assustou as três espécimes ardilosamente manipuladoras. Que sem duvida nenhuma, é um avanço para toda a categoria, porém uma péssima noticia para os espécimes alheios ao desenvolvimento e adeptas a manipulação e tendenciosidade de poder absoluto
Art: Júlio Valencio
Jornalista: Registro Profissional: 19127/RS