Fogo na Replan foi controlado e não há feridos. Moradores dizem que houve forte tremor. Sindicato afirma que explosão foi em unidade que passou por manutenção recentemente e sofreu intervenções.

Uma explosão seguida de um incêndio atingiu a Replan, a maior refinaria da Petrobras, em Paulínia (SP), na madrugada desta segunda-feira (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação já foi controlada e não há registro de feridos. A produção sofreu uma parada emergencial e funcionários foram dispensados, afirma o sindicato da categoria.
O incidente ocorreu por volta das 1h na caldeiraria de craqueamento e destilamento. Equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e uma brigada formada por empresas da região foram acionadas e as chamas foram controladas pouco antes das 2h.
Por nota, o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro) informou que "as chamas tiveram início após a explosão do tanque de águas ácidas, que fica no craqueamento - unidade que acabou de passar por parada de manutenção e sofreu uma série de intervenções em seus equipamentos". As informações foram obtidas junto a funcionários.
Outro setor atingido foi a unidade de destilação, "causando o rompimento de várias linhas de tubulações", informou o sindicato.
Morador registrou fogo na Replan, em Paulínia.
Nesta manhã, trabalhadores do administrativo e de outros setores foram dispensados, segundo o Sindipetro. "Somente os funcionários diretamente envolvidos na manutenção das unidades danificadas e equipes de operações e SMS (Saúde/Meio Ambiente/Segurança)", foram mantidos.
Tremor
Moradores relataram terem sentido um grande tremor. Segundo eles, a primeira explosão foi contínua e durou cerca de 30 segundos, seguidas de outras 3 explosões.
"Eu estava no meu quarto lendo e tremeu a janela do meu quarto. Eu moro no oitavo andar", afirma o engenheiro de produção Michel Santos, que mora a uma distância de quatro quilômetros da refinaria.
As tochas da Replan estavam com chamas altas na madrugada, algo incomum segundo os moradores, mas pela manhã estavam mais baixas. A refinaria informa que está liberando combustível para evitar novas explosões, já que também várias empresas são interligadas com a Replan por um sistema de dutos.
A empresa não confirmou, mas caminhões de transporte de combustível seguem entrando na refinaria nesta manhã.
Caminhão do Corpo de Bombeiros deixa a Replan.
O que diz a Petrobras
Em nota, a Petrobras confirma a explosão, diz que o incêndio já foi controlado e que ninguém ficou ferido. A empresa diz também que as causas da explosão serão apuradas e que, por prevenção, a produção na refinaria está parada.
Veja a íntegra da nota:
A Petrobras informa a ocorrência de um incêndio na madrugada de hoje (20/8), na Refinaria de Paulínia (Replan), em SP. Não houve feridos e o incêndio já foi debelado. Equipes da Petrobras e do Corpo de Bombeiros continuam no local realizando o rescaldo. A produção foi preventivamente paralisada e uma comissão será instaurada para avaliar as causas da ocorrência.
Torres da Replan, em Paulínia, queimam combustível após explosão no complexo.