Uma criança de sete anos morreu na madrugada desta sexta-feira (15) após se engasgar com um pedaço de carne durante um churrasco com a família, em Novo Hamburgo. Segundo a assessoria da Fundação de Saúde, o menino chegou a ser levado com quadro de parada cardiorrespiratória para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro de Novo Hamburgo, por volta das 23h30 de quinta-feira, mas não resistiu. Ele estudava no bairro Santo Afonso.

Manobra de Heimlich: saiba como ajudar alguém que se engasgou Procedimento:
Procedimento é o mais indicado para ajudar na desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho; veja o passo a passo e aprenda a desengasgar
Saber como agir corretamente em caso de engasgo pode ser fundamental para salvar a vida de alguém que está com as vias respiratórias obstruídas e dificuldade para respirar, seja por conta de um alimento, moeda, brinquedo, pedra ou qualquer outro objeto pequeno que tenha ficado entalado no local.
Apesar de o engasgo ser uma situação delicada - já que, em casos mais graves, quando não há o socorro imediato, é possível que a pessoa seja asfixiada e até morra - há uma técnica capaz de atuar na desobstrução das vias aéreas superiores causadas por corpo estranho.
Conhecida como Manobra de Heimlich , ela é classificada como o melhor método pré-hospitalar para essa finalidade. O procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima.
Porém, antes de aplicar a manobra em alguém é possível levar em conta algumas características. Veja abaixo o passo a passo de como fazer.
Bebês e crianças engasgados
Quando crianças de até um ano ficam engasgada, o ideal é realizar a manobra com o bebê de bruços, como mostra a imagem
Deite a criança sobre seu braço, de bruços;
A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;
Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado com as mãos;
Se não houver, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar cinco palmadas com a base da mão no meio das costas.
Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.
Caso ainda não seja possível visualizar e retirar o objeto, as compressões devem continuar até a chegada do serviço de emergência.
Pessoas acordadas
Ao realizar a técnica em adultos, é importante fazer a manobra com firmeza e rapidez
Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço;
Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;
Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme;
Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
Repetir a manobra por até cinco vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.
Em caso de pessoas desacordadas
Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas;
Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax;
Fazer uma forte pressão e também fazer movimentos para cima, utilizando o peso do corpo;
Repetir quantas vezes forem necessárias.