A necessidade, da celeridade em vistas ao desenvolvimento em todos os seguimentos correlatos as atividades prevencionistas no Estado. 
Transformaram se em base para a criação de ações e projetos com base na preparação, qualificação e principalmente, no acesso de todos a estas propostas. 
Projetos como: O Desenvolvimento Campeão há 05 em atividade foram responsáveis, pelo acesso de quase 05 mil pessoas ao longo deste tempo desta forma, ajudando e beneficiando pessoas por meio do acesso facilitado, direcionando, criando novas perspectivas bem como, mais de 160 bolsas gratuitas distribuídas nas mais diversas capacitações, cursos e treinamentos promovidos por este projeto que se desenvolve por meios próprios. 
Destacamos também, a preocupação institucional destinada à multiplicação de conhecimentos preventivos direcionados a população Gaúcha através da criação projeto social educação preventiva, que se justifica por meio da necessidade do fomento ao acesso de jovens e adultos em ações de desenvolvimento que visam estimular a cultura a prevenção sem distinção e facilidade de acesso a todos. 
Ressaltamos ainda, que nosso trabalho se restringe a profissionais e leigos, através de iniciativas que melhorem suas habilidades, oportunize novas possibilidades cujo objetivo final, vise o de promover e acessibilizar estes conhecimentos a todos! Por fim, reiteramos que todas as ações promovidas pela entidade são de acesso Público, desta forma desmistificando de forma Oficial possíveis inverdades decorrentes dos que possivelmente nunca estiveram presentes, ou não são exímios conhecedores do funcionamento e estrutura político institucional que estatutariamente nos rege. 
Nossa maior missão, se resume em contribuir com a melhor preparação de todos os profissionais de prevenção assim como, construir, debater e em conjunto, buscar melhorias para todas as áreas prevencionistas do estado do Rio Grande do Sul. 
Como a maior entidade prevencionista do Sul do Brasil, reiteramos que não estamos vinculados a formação, pois entendemos a dificuldade do mercado em absorver novos profissionais, assim como o número excessivo de centros formadores. Nosso compromisso, está totalmente vinculado junto ao desenvolvimento das habilidades técnicas e profissionais destinadas ao quadro associativo e a todos os prevencionistas deste estado.
Informamos que sempre estaremos de portas abertas a todos que de nossas ações e iniciativas se fizerem necessárias.

Juntos Somos Mais Fortes e Trabalhando com transparência Somos Imbatíveis!

Julio Valêncio:
Presidente em Exercício Febrabom RS e Conselheiro Consultivo da Região Sul da Frente Parlamentar prevencionista.