Na tarde desta sexta-feira, 14 Bombeiros Civis de Estância, estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania para discutir o planejamento operacional e de prevenção e atendimento pré-hospitalar durante os dias 22, 23 e 24 na Praia do Abais e dia 25 no centro da cidade para atender os desfiles das Escolas de Samba que já é uma tradição.
O prefeito Gilson Andrade, acompanhado do Secretário de Urbanismo Renato Silva Júnior e o Secretário de Cultura e Turismo Manoel Messias falou da importância dos bombeiros e dos brigadistas durante os grandes eventos no município e destacou que a categoria tem sido uma grande parceira da Prefeitura de Estância. “Fiz questão de participar desta reunião como todos os anos, porque desde que assumir o mandato de prefeito estive junto com o Secretário Manoel participando das atividades que envolvem os bombeiros e sempre dando prioridade aos que moram em Estância, inclusive somos um grande parceiro no tocante a nossa Defesa Civil e a Secretaria de Saúde na área de prevenção e segurança contra incêndio e pânico, quero desde já, desejar bom trabalho a todos os guerreiros e um grande carnaval de paz e amor”. Comentou o prefeito.
Os Bombeiros Civis teve grandes avanços na gestão do prefeito Gilson Andrade e nas próximas semanas estará iniciando em Estância mais um curso gratuito para o aperfeiçoamento da categoria na área de Defesa Civil, qual será direcionado aos profissionais bombeiros civis que serão cadastrados como voluntários capacitados para atuarem nas áreas de riscos, desastres, inundações e outros que são de competências dos órgãos de prevenção e segurança de Estância e região.
O Coordenador Operacional dos Bombeiros Civis, representante da equipe B79 e parceiro da empresa Bombeiros Rocha – Washington Reis falou dos avanços e das novidades que a prefeitura e Bombeiros Civis irão realizar no tocante aos cursos de prevenção e a nova edição do projeto Bombeiros Civis Mirins que já está em discussão.
Na área de esporte os Bombeiros planejam organizar a primeira Corrida do Fogo, simbolizando a própria categoria e levando mais esporte e lazer aos desportistas Estancianos e convidados de outros estados e municípios.
“A Dra. Georlize Teles, tem sido uma grande parceira nossa, pessoa humana, atenciosa, de caráter e que vive sempre de bom humor, particularmente posso afirmar que a nossa equipe de Estância vive um grande momento, graças a está gestão que tem compromisso com a segurança e prevenção, pessoas que atendem na medida do possível nossos pedidos e temos dado nossa contra partida e isto se chama parceria”. Falou Reis.
O Secretário de Cultura Manoel Messias lembrou que os Bombeiros Civis têm prestado grandes serviços de apoio principalmente a Secretaria Municipal de Saúde na área de atendimento de primeiros socorros e confirmou por mais um ano o efetivo de 30 bombeiros que atuaram na arena de eventos da praia do Abais e no circuito dos desfiles das escolas de samba na terça-feira de carnaval. “Os bombeiros civis de Estância vem desde o inicio da gestão sendo nosso parceiro direto e atendendo todos os eventos de grande porte e aqueles que mesmo não sendo grande mais que necessitam dos profissionais e nosso objetivo foi sempre dar prioridade aos nossos bombeiros de casa, uma forma de incentivar a categoria”. Destacou Manoel.
As medidas de valorização da categoria em Estância tem avançado bastante e breve serão apresentadas as propostas de capacitação e projetos ao legislativo e executivo que inclui as prioridades na área de prevenção de segurança contra incêndio e pânico e de primeiros socorros, são projetos que visam o melhoramento na qualidade dos serviços e a agilidade no tempo resposta as emergências.
Conversando com algumas lideranças de Estância já está sendo elaborado um decreto para estabelecer os locais e eventos nos quais a presença do bombeiro civil é recomendável, seguindo os parâmetros da Lei Federal 11.901/2009, que estabelece as diretrizes da profissão.
A intenção, segundo Washington Reis, é valorizar o trabalho deste profissional que, ao lado dos bombeiros militares, exercem importante papel na prevenção e combate a incêndios.
“Nós estamos fixado em uma planta que chamamos de Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico e temos nossas limitações e quero aqui destacar o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e a nossa Defesa Civil de Estância que vem sendo nossos grandes parceiros, essa história que há divergência entre órgãos e nossa categoria são mentirosas e infundadas em nosso município, e somos sim mais que parceiros, cidadãos que colaboram para a qualidade dos eventos, locais de grande fluxo de pessoas, indústrias e ambientes considerados de risco – o bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência. Também realiza salvamentos em terra, em altura e presta primeiros socorros”. Destacou Washington Reis.
De acordo com prefeito Gilson Andrade, o diagnóstico sobre as questões de logística e segurança são imprescindíveis para a realização de um carnaval de paz e grande qualidade, para moradores e visitantes, principalmente nos dias 22, 23, 24 e 25: “Ontem tivemos na prefeitura uma grande reunião também envolvendo outros órgãos de segurança, prevenção e ambiente. Uma somação que nos trará um Carnaval de muita alegria e seguro para todos os estancianos e turistas em nosso município”. Finalizou o prefeito.
Já o sócio-diretor da B79 – BC Leonardo Costa falou da importância das reuniões pré-carnavalescas para que haja um planejamento melhor: “Estamos planejando junto à secretaria de cultura nossa logística de apoio ao nosso grande carnaval como, por exemplo, a nossa base de atendimento, os acessos à arena de eventos e suas saídas de emergência e os preventivos de segurança contra incêndio. Nossa preocupação maior são os foliões e a segurança de todos no tocante a nossa área de cobertura. Lembrando que um dos maiores problemas na praia ainda são as saída de emergências por conta dos veículos que estacionam em frente às portas obstruindo a passagem do nosso resgate e até de ambulâncias até o Posto Médico da praia do Abais”. Lembrou Leonardo.
Lembrando aos visitantes e aos nossos estancianos que evitem a área de banho durante o período noturno e que não driblem a fiscalização com garrafas de vidros ou outros objetos cortantes para dentro da arena.
fonte: sergipereporter