Bombeiro Civil Evite Erros Pontuais no Exercício de Sua Profissão.
Com base na lei federal 11901 de 2009.
O Bombeiro Civil têm uma bonita profissão, visto que o seu dia a dia se resume a salvar vidas, ajudar pessoas, proteger o patrimônio, inspecionar materiais de combate e prevenção e etc... Mas, como toda profissão, essa também deve ser encarada com extrema dedicação profissionalismo.
Embora bombeiros precisem ser verdadeiros heróis em algumas ocasiões e vivam em constante perigo de morte ou acidentes em prol da segurança dos outros, também existem regras profissionais a serem cumpridas, e que não podem ser ignoradas. Listamos abaixo 10 erros comuns mas que, porém podem ser evitados no exercício da profissão de bombeiro civil.
1. Ser Desleixado com o Material de Trabalho: 
Equipamentos de segurança e de combate a incêndios são deixados aos cuidados dos bombeiros para a execução dos serviços. É importante que o profissional tenha em mente que estes materiais são da empresa e devem ser preservados. Portanto, nada de sair jogando mangueiras e deixando extintores caírem ao chão. Além de colocar em risco a segurança dos que estão ao redor, estes comportamentos demonstram descaso com o seu trabalho e com a empresa para a qual você presta serviços, e pegam muito mal na sua imagem profissional.
2. Não se Especializar: 
Procure cursos e escolas de formação compostas por corpo técnico pedagógico comprovadamente conhecedor de sua área de atuação. É muito comum em todo o Brasil, misturar atividade urbana com atividade intramuros. Deste modo, pesquise antes de gastar seu dinheiro sem a garantia da qualificação de seus instrutores assim como pesquisar sobre o histórico do centro de formação.. 
Assim como diversas outras profissões, um bombeiro civil deve estar sempre atualizado sobre novos equipamentos e técnicas do mercado em que atua. Acomodar-se e não acompanhar o desenvolvimento dessas técnicas poderá fazer de você um profissional ultrapassado, que só faz o básico que já fazia há anos atrás. E com tanta gente qualificada no mercado, quem vai querer contratar um profissional "meia boca?" 
3. Não ser Pontual: 
Chegar atrasado ao trabalho de vez em quando é algo que pode acontecer com qualquer um de nós. Mas perder a hora todos os dias, ou fazer "corpo mole" quando solicitam que você, só irá denegrir sua imagem no mercado de trabalho. E depois não adianta colocar a culpa na empresa, dizendo que não entendem o lado dos funcionários, pois empenho e dedicação também faz parte do contrato que você assinou quando foi admitido. 
4. Não Saber Lidar com Críticas: 
É claro que você não deve entrar em depressão a cada crítica que recebe, mas brigar a cada uma também não é uma postura coerente com um bom profissional. As críticas construtivas devem ser levadas em conta como uma espécie de feedback para melhorarmos nossa conduta como profissionais, enquanto as destrutivas devem ser desconsideradas. Encontre o equilíbrio entre não entrar em depressão a cada crítica que receber e não achar que todo mundo que te critica está com inveja ou querendo tomar o seu lugar. É de extrema importância saber estas questões e principalmente, usa-las para o seu Crescimento Profissional.
5. Profissionalismo Acima de Tudo! 
Lembre-se que você está trabalhando com pessoas, e que elas, assim como você, também têm emoções e sentimentos. Se você for enviado para prestar algum atendimento a alguém que se colocou em risco, por exemplo, nada de "dar lição de moral" na pessoa. Você não sabe dos motivos que a levaram a isso. Pode ser que ela realmente precise de ajuda de um profissional. Tenha bom senso e limite se somente ao profissionalismo. 
Lembre se: você não é medico, portanto não faça diagnósticos.
6. Conhecimento e Opinião: 
Muitas vezes inclusive, em reuniões, palestras, cursos e treinamentos a falta de conhecimento especifico sobre determinado assunto pode causar extremo desconforto quando não se sabe a fundo sobre o assunto em questão. 
Dica: argumente somente sobre aquilo que realmente você tem o conhecimento de Fato! 
Se não sabe ou estiver na Dúvida simplesmente cale se, escute e aprenda.
7-Telefone Celular: 
A tecnologia da informação através das redes sociais de fato e de suma importância em nosso cotidiano. 
No entanto no caso dos profissionais de prevenção a utilização desta tecnologia deve ser utilizada de modo a que venha a contribuir com a excelência na prestação de seus serviços. 
Lembre se: você foi contratado para estar em completa prontidão além, de ser um componente humano na gestão dos incidentes que geralmente ocorrem dentro do local de trabalho. 
OBS: Limite se a usar facebook, whatsapp ou conversas telefônicas em seu momento de descanso ou intervalo. 
Tenha em mente, que você será sempre um dos primeiros a entrar em ação. Além de estar constantemente sendo observado.
8. Conheça seu Local de Trabalho: 
Nos momentos de infortúnio você com certeza será a bola da vez para entrar em ação! 
Neste caso ter o conhecimento completo de seu local de trabalho é extremamente importante: 
Planta estrutural, saídas de emergências, registros de passeio, reserva de agua para combate a incêndio, rotas de fuga, conhecimento sobre a brigada de incêndio do local, ter o conhecimento sobre o PPCI de seu local de trabalho, Saber a quantidade exata de portadores de necessidades especiais pertencentes a estrutura e como remove-los. São itens primordiais, para a realização de uma boa evacuação e combate se caso for necessário.
9- Sugestões X Imposições: 
Além, de trabalhar exclusivamente para que incidentes não aconteçam. Também é comum a realização de relatórios preventivos e acompanhamento de trabalho geralmente realizados, por empresas contratadas pela edificação. Neste caso, é importante que em eventual falta de segurança em determinada tarefa poderá ocasionar, a necessidade de realização de um relatório de apontamentos preventivos. 
Neste relatório deverão constar sugestões de melhorias preventivas que posteriormente serão analisadas pelo setor competente e se aceitas, poderão vir a ser implementadas. 
Lembre se: Sugestão é diferente de Imposição você é somente funcionário responsável pela prevenção e não o dono da empresa. Evite embates desnecessários. 
10- Investimentos Empresariais e o Conhecimento Estrutural: 
Mesmo sendo muito parecidas as atividades de prevenção intramuros são completamente diferentes das atividades de caráter urbano. 
Desta maneira, cada dia mais as empresas de grande porte investem em sistemas preventivos extremamente caros e de ultima geração de modo a garantir, a melhor segurança preventiva de suas edificações. 
Do outro lado, temos os gestores destes sistemas. Neste caso, os bombeiros civis pertencentes a estas estruturas. 
Vale lembrar; que alguns sistemas chegam a custar aproximadamente mais de 100 mil reais somente pela recarga do cilindro. Cito por exemplo, os agentes de combate por agentes de supressão Responsáveis pelo retirada do oxigênio ou, o resfriamento do ambiente sinistrado. 
Este tipo de equipamento sofre ação de gestão direta dos profissionais de prevenção tendo em vista, o auto valor de sua aquisição. Algo que necessita dos profissionais uma total atenção e conhecimento sobre este equipamento além, dos demais sistemas a ele interligados. 
Portanto: o conhecimento, pesquisa, funcionamento e especialização sobre as novas tecnologias de prevenção torna se de extrema necessidade. 
Tenha em mente que um disparo acidental ou a imperícia na lida destes equipamentos pode custar o seu emprego. 
Lembre se: mesmo parecidas às atividades preventivas se diferem das atividades urbanas de rua. Desta maneira, a constante qualificação é de extrema importância. 
"Primeiro a Prevenção Depois o Combate"