Bombeiros Civis Colaboram Com a Integração Social no Brasil.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a integração social visa a criar uma sociedade inclusiva, dotada de mecanismos que acolham a diversidade e permitam que os mais diferentes indivíduos independentemente de raça, gênero, classe social, idade, crenças, nacionalidade, etc. participem ativamente da vida política, econômica e social. 
Permitindo que todas, desfrutem de equidade de oportunidades, de forma a atingirem o seu potencial máximo, o que cria qualidade de vida e confiança mútua, além do despertar do sentimento de pertencimento e de interconexão na sociedade. 
Com base no direcionamento da ONU, tem sido perceptível a todos principalmente em meio ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus que assola o Brasil. A importância dos profissionais de prevenção (Bombeiros Civis) no processo de fortalecimento social solidificando sua importância assim como demais categorias. 
Cada vez mais presentes e participativos neste processo por meio de inciativas e interações de interesses amplos. Torna se inegável a cada dia que passa, ocultarmos o fortalecimento e organização de suas ações. Principalmente, com base no enorme número de abrangidos por suas iniciativas e realizações em várias partes do território nacional, onde aspectos essenciais a população, tem sido proporcionado por estes profissionais. 
Mesmo sem o reconhecimento merecido, entretanto não menos importantes que outros abnegados nas mesmas causas e questões. Os Bombeiros Civis, que muitas vezes custeiam suas próprias ações tem nos levados a refletir, sobre até que ponto, poderemos negar os indicadores de sua importância ao considerarmos sua utilização em trabalhos conjuntos desenvolvido por outros organismos como meio de auxilio e apoio no desenvolvimento e amplitude de interações sociais. 
O desconhecimento da atividade, fator hora utilizado como argumentos e ressalvas a esta inserção. Gradativamente, remodela-se através da organização e planejamento de inciativas abrangentes e efetivas sendo a maioria delas, sem nenhum centavo público mesmo que todas sejam endereçadas ao mesmo. 
Efetivamente contribuindo, de forma gradual na saúde e qualidade de vida de inúmeras pessoas que agradecem, e reconhecem a importância destes profissionais no processo de fortalecimento e auxilio nas ações de interesse coletivo e social em todo o Brasil. 
Um olhar mais atento e direcionado a valorização dos profissionais que compõem esta atividade, se faz extremamente necessário junto aos poderes. 

Coluna Liberdade de Expressão 
Julio Valêncio 
Jornalista: MTE nº 19127/RS