Boa parte desses profissionais atuam de maneira voluntária e alguns prestam serviços para algumas empresas particulares.
Neste período de muita aglomeração nas filas das agências bancárias de Feira de Santana, a ação dos bombeiros civis vem se destacando. Eles têm organizado as filas e orientado as pessoas sobre a importância de usar as máscaras de proteção facial, como também a manutenção do distanciamento social em prevenção ao coronavírus, (Covid-19).
 coordenadora do grupo Fireman, Adenildes Carvalho contou como funciona o trabalho dos bombeiros civis e de acordo com ela, boa parte desses profissionais atuam de maneira voluntária. Alguns prestam serviços para empresas em Feira de Santana e os bombeiros civis estão trabalhando com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). 
“O nosso trabalho tem sido bem recebido pela população e pelas agências. Nós temos adotado os critérios de segurança e orientamos que as pessoas façam o distanciamento social, usem as máscaras e ajudamos na entrada das pessoas nas agências bancárias. A maior parte do nosso trabalho é feita de forma voluntária e nos disponibilizamos porque sabemos que podemos ser forças auxiliares”, afirmou.
Adenildes comentou que há vários grupos de bombeiros civis que estão trabalhando em Feira de Santana. Ela informou que o prefeito Colbert Martins sinalizou publicamente que no futuro havia uma possibilidade de seleção pública de bombeiros civis, mas até o momento não foi divulgada nenhuma informação oficial. 
A bombeiro civil explicou ainda que o trabalho do bombeiro civil é o bombeiro que presta serviço em uma planta, uma edificação ou em um evento, podendo ser pública ou privada.
O exercício da profissão em território nacional foi sancionado na lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, é define o profissional de bombeiro civil como: 
Art. 2º - Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio. 
fonte: acordacidade