Fiscalização será ampliada com mais 150 agentes
Prefeitura iniciou a contratação de bombeiros civis e estudantes de enfermagem para aumentar as operações, além de barreiras sanitárias.
A força-tarefa de fiscalização realizada pela Prefeitura de Betim para verificar se os estabelecimentos comerciais e templos da cidade estão cumprindo as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) será ampliada. Para isso, o governo municipal iniciou, nesta semana, a contratação de mais 150 pessoas, entre bombeiros civis e estudantes de enfermagem, por meio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), organização social contratada pelo município no combate à pandemia. 
Segundo o procurador geral de Betim, Bruno Cypriano, o objetivo é ampliar a força-tarefa nesses próximos dias em que o comércio essencial ficará fechado para que a fiscalização ocorra de forma simultânea em várias regiões da cidade. "Hoje temos 205 agentes atuando, que são funcionários da Procuradoria Geral do Município, guardas municipais e servidores da Vigilância Sanitária. Com a contratação dessas 150 pessoas, poderemos ampliar nossa ação realizando fiscalizações simultâneas em várias regiões, além de podermos aumentar as barreiras sanitárias. Pedimos também o apoio da população para denunciar casos de descumprimento", afirmou. 
Desde o início da pandemia, os agentes já fecharam 598 estabelecimentos na cidade por descumprimento de normas de segurança para evitar a propagação da Covid-19. Ao todo, 9.644 locais foram fiscalizados, sendo que 145 foram multados. O não uso de máscara foi responsável por 310 multas. 
No último fim de semana, a fiscalização foi realizada nas regiões do Teresópolis e do Alterosas, locais com alto índice de pessoas com sintomas de síndrome gripal. Também foi montada barreira sanitária para aferir a temperatura das pessoas na avenida Campos de Ourique, no Alterosas, e orientar a população sobre os cuidados na prevenção à Covid-19. Os fiscais também visitaram o comércio da região e a feira livre. Na semana passada, barreiras sanitárias também foram realizadas no centro e no Teresópolis. O objetivo da prefeitura é ampliar a ação para 20 locais ainda esta semana. 
De acordo com a prefeitura, desde a primeira quinzena de maio, os donos de estabelecimentos estão sujeitos a pagar multa com valor a partir de R$ 1.000 para cada regra descumprida. A população pode fazer denúncias pelo telefone (31) 3512-3315 ou pelo email faleouvidoria@betim.mg.gov.br. A Guarda Municipal (número 153) também pode ser acionada. 
Barreiras 
As barreiras sanitárias, com aferição da temperatura das pessoas e ações de conscientização, também serão ampliadas com a contratação dos 150 novos agentes. O objetivo da prefeitura é chegar a 20 blitze. A ação iniciou há cerca de 15 dias no Teresópolis e já ocorreu no centro e no Alterosas. 
"Montaremos essas barreiras nos principais corredores das regionais e encaminharemos para as unidades de saúde pessoas que por ventura tiverem algum sintoma. Essa ação é importante, principalmente nesse período mais frio, quando aumentam os casos de síndrome gripal", afirmou o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana. 
fonte: o tempo