Em um Ano Completamente atípico, onde a pandemia mundial do Coronavírus foi destaque quase que diariamente em diversas manchetes.
Submetendo para segundo plano, quase tudo hora antes pré agendado em todas as esferas organizacionais.
Mesmo diante do quadro extremamente caótico e difícil por qual todos nós estamos ainda expostos.
A categoria Bombeiro Civil obteve crescimento e Vitórias expressivas no ano de 2020.
Destaco entre algumas, o Decreto presidencial considerando a atividade assim como demais, de caráter essencial.
Fazendo com que a profissão ganhasse repercussão nacional
Por meio da utilização de profissionais no combate a disseminação do Coronavírus em várias Regiões do Brasil.
Demonstrando desta forma, a importância desta mão de obra em auxílio aos poderes.
Em Âmbito Rio Grandense, e com o apoio da Febrabom RS, Vale destacar a aprovação do projeto de lei que enfatiza a presença de Bombeiros civis na cidade de Viamão, a aprovação da lei que estabelece o dia do Bombeiro Civil na Cidade de Gravataí, a apresentação do projeto estadual que enfatiza a presença de Bombeiros Civis substituindo o antigo PL 036/2013, as conquistas relevantes, como o dia do Bombeiro Civil e o dia do combate ao exercício ilegal da Profissão Bombeiro Civil em Porto Alegre bem como, o sancionamento da mesma em Âmbito Estadual.
Além, da vasta apresentação de propostas vinculadas ao tema prevenção em vários locais do RS.
Ao termino deste ano e em Referência, ao Combate ao Covid que perdura até o momento,
Destaco o trabalho relevante realizado pelas organizações não Governamentais e seu amplo poder de mobilização no auxílio ao estado e dos atingidos pela pandemia.
Os reflexos da pandemia em 2020, também foram responsáveis pela emissão de uma série de decretos no objetivo, de conter o avanço da doença, entretanto com poucos resultados práticos diante da pouca conscientização da população.
Fazendo com as medidas se tornassem cada vez mais restritivas colaborando para o aumento do número de desempregados e com poucos reflexos na diminuição do número de casos e mortos. Contribuindo assim, para o fechamento de uma série de postos de trabalho complicando ainda mais, o já complicado ano de 2020. .
Em um ano, onde as atividades habituais sofreram um completo revés reinventar se e nos adequarmos diante destes acontecimentos foi o grande desafio
Imposto para Todos nós!

Julio Valencio