Desenvolvendo um trabalho amplo e incansável dentro dos ordenamentos jurídicos cabíveis as instituições legalmente constituídas da sociedade Civil Organizada. 
A Febrabom RS, ao longo de quase 06 anos vem desenvolvendo um papel amplo, protagonista, respeitoso e irrestrito para o fortalecimento e Desenvolvimento amplo da Profissão Bombeiro Civil em Todo o Estado do Rio Grande Do sul. 
Entre suas ações durante este período, estão as Construções em conjunto com o legislativo de várias propostas e projetos de Leis. 
Entre eles: os já aprovados dia do bombeiro Civil nas cidades de: Viamão, Gravataí, Porto Alegre que culminaram no final do ano de 2020 com o projeto estadual que estabeleceu o dia do Combate ao exercício Ilegal da Profissão Bombeiro Civil em âmbito Rio Grandense. 
Destaca se ainda, os projetos aprovados de disciplina e obrigatoriedade nas Cidades de: Viamão, São Leopoldo, Santa Maria, Guaíba, Porto Alegre bem como, os em andamento nas Cidades de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Marau e Farroupilha. Assim como o já entregue substitutivo Estadual ao antigo PL 36. 
Ressaltar estas iniciativas, não significa, que tudo está resolvido. Pois entendemos. que muito ainda falta. Entretanto, é extremamente necessário caminharmos a passos firmes e seguros em direção aos objetivos que ainda nos faltam. Tendo a plena Certeza e segurança de que só lograremos êxito em nossos esforços através muita Representatividade, esmero, trabalho em equipe e principalmente na credibilidade das ações desenvolvidas. 
Que Neste 12 de Janeiro a reflexão Diante do Pouco já conquistado, seja fator preponderante para a busca conjunta do muito que ainda nos falta. 
Parabéns Pelo Dia a todos os Bombeiros Civis. 
Julio Valencio 
Presidente em Exercício Febrabom RS.