Covid-19: Saúde inclui policiais e bombeiros militares e civis em grupo prioritário para vacinação.
De acordo, com a nota Técnica emitida no dia 19/012021 pelo Ministério da Saúde por meio do programa Nacional de Imunização.
O Ministério da Saúde incluiu profissionais de segurança e salvamento como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização. A medida foi determinada por meio de duas notas técnicas e atende a uma solicitação da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).
Serão atendidos prioritariamente, além dos policiais civis, os policiais federais, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais. Eles se somam aos profissionais da saúde, que estão sendo vacinados prioritariamente dentro do plano nacional.
O pedido foi feito pela entidade junto ao ex ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por meio de uma solicitação enviada no dia 3 de dezembro, cobrando a inclusão dos profissionais de segurança como prioridade por estarem "na linha de frente no combate à pandemia e aos seus efeitos perversos à vida dos brasileiros".
No entanto, a falta de vacinas tem sido um complicador para o cumprimento deste indicativo.
De acordo com a nota:
Seriam atendidos prioritariamente, além dos policiais civis, os policiais federais, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais. Eles se somariam aos profissionais da saúde, que estão sendo vacinados prioritariamente dentro do plano nacional.
Ainda segundo a Nota Técnica:,
O Ministério da Saúde vai solicitar documento que comprove “vinculação ativa com o serviço de forças de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua”.
fonte: Ministério da Saúde