“Resgatou um por um”, diz pai de Bombeiro Civil ferido em incêndio de resort
Pai de Gabriel Lopes, de 22 anos, disse que o Bombeiro Civil ficou muito próximo fogo. Ao menos 20 pessoas ficaram feridas em Cesário Lange.
Entre as vítimas do incêndio que deixou 20 feridos no Mavsa Resort, em Cesário Lange (SP), está o Bombeiro Civil Gabriel Lopes, de 22 anos. Segundo o pai, quatro dias após o ocorrido, Gabriel segue internado na UTI de um hospital de Sorocaba, com 20% do corpo queimado.
O Bombeiro Civil estava escalado para trabalhar no evento no resort de luxo no dia do incêndio e, de acordo com o pai Edivaldo Martini Ramos, acabou sofrendo as queimaduras ao tentar salvar as vítimas do fogo.
"Ele sofreu as queimaduras devido à ação dele, à atitude dele de tirar todo mundo do local. Até onde a gente conseguiu levantar as informações, ele ficou próximo ao fogo, no meio do fogo, para resgatar todo mundo, um por um", conta o radialista.
O incêndio foi registrado na noite de segunda-feira (21), em um espaço reservado para shows e eventos dentro do Mavsa Resort. Vinte pessoas foram levadas para unidades de saúde de Cesário Lange e Tatuí, com queimaduras e por terem inalado grande quantidade de fumaça.
Até esta sexta-feira (25), cinco pessoas permaneciam internadas em hospitais da região, sendo quatro em estado grave. Entre os feridos, também estão o baixista e o tecladista da Banda Arquivo, que tiveram 60% do corpo queimado.
"Os músicos ficaram na intenção de resgatar os equipamentos, e o Gabriel ficou insistindo para que eles saíssem, e já havia caído o teto do palco em cima deles. Então essas são as pessoas que ficaram em situações mais graves. Ele inalou muita fumaça, queimou 20% do corpo, principalmente rosto, pescoço, peito, braços e mãos", afirma Edivaldo.
Apesar da gravidade dos ferimentos, o radialista contou que o filho está recebendo todos os cuidados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e que apresentou melhora.
A esposa de Gabriel, Raiane Camargo, explicou que o bombeiro está intubado e precisou fazer uma limpeza no pulmão. “O que mais nos preocupa é a via aérea dele, que foi realmente muito queimada, mas ele está aceitando muito bem o tratamento”, relata.
O Mavsa Resort informou que todos os pacientes internados são funcionários do hotel e integrantes da banda que se apresentava no espaço. Conforme a empresa, não há hóspedes entre os feridos.
Investigação
A Polícia Civil está investigando as causas do incêndio no Mavsa Resort. O delegado Silvan Renosto afirmou que vai apurar se o uso de fogos de artifício provocou as chamas, mas que nenhuma linha de investigação é descartada.
Nesta quinta-feira (24), ele começou a ouvir testemunhas do caso, sendo dois policiais militares que atenderam a ocorrência, um técnico da equipe de segurança do hotel e uma bailarina. A previsão é de que 15 pessoas prestem depoimento nos próximos dias.
De acordo com o delegado, o incêndio pode ter sido causado por "um incidente com algum equipamento ou realmente alguma ação de alguma pessoa que seja imprudente, como equipamento usado de forma incorreta, ou fogos de artifício e artefatos pirotécnicos não autorizados, ou mal executados".
Salão de eventos ficou destruído após incêndio em resort em Cesário Lange.
À TV TEM, o pai do Bombeiro Civil Gabriel disse que soube, de um gestor do Mavsa Resort, que o fogo foi provocado pela falha em uma máquina que "lança fagulhas". O filho dele era o responsável por acionar o equipamento de pirotecnia.
"Um desses lançadores foi disparado mais alto e atingiu o forro. O fogo se espalhou e o teto do palco desabou. [...] O Gabriel já tinha operado esse equipamento e reforço que ele não teve responsabilidade direta com o ocorrido. Ele simplesmente é designado, pela liderança dele, para fazer esse trabalho", conta Edivaldo.
O delegado responsável pelas investigações informou que ainda vai ouvir as pessoas que ficaram feridas, assim que elas tiverem alta médica, e que as perícias feitas no resort vão dar uma base técnica para direcionar a investigação. O laudo deve sair em cerca de 30 dias.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra parte do show momentos antes do fogo. Cerca de 40 pessoas estavam no salão no momento do incidente.
MP também investiga
Além da Polícia Civil, o Ministério Público também abriu um inquérito civil para apurar a causa do incêndio no Mavsa Resort.
A promotora Ana Cláudia Dutra Cristofani pediu no processo para que os envolvidos fossem notificados, além de solicitar à prefeitura documentos que comprovem a regularidade do empreendimento.
Espaço para shows e eventos de resort de luxo em Cesário Lange (SP) pegou fogo 
Já os responsáveis pelo hotel devem apresentar as licenças de funcionamento e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documentos do prédio e informações sobre o ocorrido, inclusive, se foram usados artefatos pirotécnicos.
De acordo com o boletim de ocorrência, as chamas se espalharam rapidamente pelo local devido ao material que revestia as paredes e o teto do prédio.
À TV TEM, a prefeitura de Cesário Lange informou que o Mavsa Resort é legalizado e tem todos os alvarás de funcionamento. A Defesa Civil também esteve no local.
Resort ficou destruído após incêndio em Cesário Lange.
Em nota, o Mavsa Resort informou que os bombeiro civis foram acionados para retirar as pessoas e que o local tem todos os alvarás de funcionamento em dia, "sendo que a última vistoria aconteceu em dezembro de 2021".
Ainda conforme a empresa, somente o espaço onde ocorreu o incêndio foi interditado e o restante das atividades do resort já funcionou normalmente na terça-feira (22).
"As causas do acidente estão sendo investigadas e o Mavsa está colaborando, efetivamente, com a perícia. O resort informa também que está prestando o suporte necessário para todos os atingidos e seus familiares", completou a nota.
fonte: G1