Febrabom prestes a completar 07 anos de atividades no RS.
Em quase 07 anos de atividades no RS.
O legado momentâneo conquistado com muito trabalho pela Febrabom.
Foi fundamental, em aspectos Como: A conquista do respeito institucional e de seus entes.
Com base, no segmento de princípios entre eles, todos que se direcionam na transparência, respeito as Instituições, legislações, legalidade, ética, pluralidade,moralidade e Idoneidade.
Durante este período, jamais a Febrabom se colocou a frente dos interesses coletivos tão pouco, foi de encontro ao desgaste desnecessário e muitas vezes ineficaz frente a outras organizações.
Trabalho:
O trabalho da Febrabom sempre foi pautado, pelas diretrizes, ligadas há: defesa dos Interesses da categoria, aliadas aos dos associados, o cumprimento dos já estabelecidos, assim como na construção conjunta de novos ordenamentos por meio do debate e alternativas.
Disciplina:
Em meio a este período, fatores importantes como o respeito ao seu planejamento de atuação interna, diretamente ligado, aos interesses da maioria. Sempre fizeram se prevalecer.
Sem a abertura de exceções!
Diferenciais:
A transparência em tudo realizado pela Febrabom até o momento, transformaram-se em Diferenciais incontestáveis e que estabeleceram, a relevância em importância desta entidade em suas atividades com fulcro sob o prisma da ótica pública.
Facilitando durante este período, as interações extra institucionais, respeito mútuo e em contrapartida, viabilizando o encaminhamento das inúmeras demandas para outros atores e seus inúmeros cenários de atuação na esfera pública.
Início:
Encontrando um cenário conturbado, hoje um pouco menos.
Onde a Comodidade das redes sociais, abriu espaço para pluralidade democrática de opiniões, no entanto, difusas em planejamento em sua maioria.
Disputadas nesta época, por: "praticamente clãs e tribos" existentes até hoje.
Entre elas, com interesses comuns outras nem tanto.
Salvo raras exceções, não era difícil encontrarmos as mais diversificadas línguas e dialetos na busca por soluções frente as demandas da categoria.
Contudo em grande parte, desconexas da realidade frente a necessidade urgente, de real organização diante dos pleitos exigidos, no entanto, pouco praticados na época.
Neste contexto, surge a Febrabom!
Sugerindo, uma nova proposta de atuação elencadas, na organização formal com projetos distintos, e representada por um grupo de pessoas que diante de sua legalidade e autonomia, frente as autoridades, viesse realmente se fazer ouvida e respeitada pelas organizações públicas como representação constituída.
A partir disso, caminhos foram construídos, portas foram abertas contudo, não o suficiente frente a avalanche de demandas que assolam a categoria Bombeiro Civil.
Rumos:
Sob o viés do trabalho prático, continuo realizado de forma plural e representativa.
Avesso, as teorias virtuais.
A Febrabom Reitera seu compromisso, em não se furtar no trabalho continuo por todos os Bombeiros Civis do  Estado. assim como, dentro de suas limitações ficar à disposição de todos os Bombeiros Civis do Brasil.

Julio Valencio
Coluna Liberdade de Expressão
Profissional de Jornalismo MTE 0019127/RS