Backdraft é conceituado como uma explosão decorrente da entrada repentina de ar, num ambiente pouco ventilado com grande concentração de gases aquecidos, e com fogo em estado de latência.
Fogo em estado de latência é quando não há chamas.
Um ambiente com pouco oxigênio não gera chamas ou estas são quase imperceptíveis, no entanto, provoca aquecimento do local e dos combustíveis, os quais liberam vapores devida ação do calor, e estes vapores aquecidos são inflamáveis, mas devido baixo percentual de O², estes não queimam e ficam concentrados no ambiente.
Caso ocorra alguma abertura (porta ou janela), entra oxigênio, pega fogo em todos esses vapores simultaneamente, provocando uma explosão, que é chamado de Backdraft.
A causa principal do backdraft está ligada a uma abertura e a repentina oferta de ar (oxigênio) para o interior do ambiente.
São condições para ocorrência deste fenômeno a restrição de oxigênio a temperaturas acima de 700 ºC.
A inserção abrupta de ar no ambiente pode ocorrer tanto pela entrada dos combatentes (antes de providenciarem um escoamento eficiente da fumaça), quanto pela quebra de uma janela, em função da pressão exercida pela própria fumaça sobre os vidros.