A ABNT é o órgão que tem a responsabilidade de definir a normalização técnica em nosso país e significa “Associação Brasileira de Normas Técnicas”. Cabe à ABNT, encaminhar ao Comitê Técnico, a solicitação para a verificação de um determinado tema, quando se faz necessário. O projeto será desenvolvido depois de submetido a uma consulta nacional.
E será neste processo que o projeto elaborado pela Comissão, será submetido ao parecer da sociedade e durante este processo qualquer cidadão poderá dar sua opinião, sendo tudo feito de forma gratuita, sem nenhum ônus e posteriormente será encaminhado à Comissão de Estudo, responsável pela aprovação do texto, ou então a não aprovação, sendo que sempre serão apresentadas as objeções que venham a justificar a tal manifestação, seja ela favorável ou contra.
Importância das Normas da ABNT

É muito comum que os estudantes consultem a ABNT para conhecer suas normas referentes aos trabalhos de escolas, faculdades e universidades, consultando também as normas referentes a teses, monografias e até dissertações.
É importante que se tenha um padrão para tudo o que lemos, pois isto facilita não só a leitura mas principalmente a compreensão do que estamos lendo, pois é possível identificar mais facilmente o produto.

Os trabalhos realizados segundo as normas da ABNT seguem uma padronização, seguindo dimensões, design específico e características que tornam os trabalhos semelhantes, mesmo que possuam conteúdos diferentes, mas a formatação é sempre a mesma para todos.

Com as normas da ABNT, todos os alunos passam a utilizar os mesmos formatos para o tamanho da fonte, bibliografia, configuração das páginas, citações, figuras, dedicatória, numeração das páginas, entre outros elementos.

A intenção da ABNT é fazer com que as instituições possam ordenar e também padronizar os trabalhos que são feitos pelos alunos, que deverão consultar as normas da ABNT sempre que houver alguma dúvida no desenvolvido do conteúdo e a configuração da página e do texto.
Exemplos de Normas da ABNT

Há várias normas que os alunos deverão consultar para a realização de seus trabalhos, por exemplo:
Norma NBR 6023: esta é uma norma muito importante porque se refere aos critérios a serem utilizados, assim como a ordem das referências que serão utilizadas, além de tratar da transcrição e dados que foram retirados de outros documentos.
Norma NBR 15287: nesta norma encontramos todas as informações a respeito dos procedimentos para projeto de pesquisa.
Norma NBR 6024: traz informações a respeito do sistema de numeração progressiva que será utilizado nos títulos, subtítulos e outros objetos do trabalho.

Antigamente, as normas da ABNT eram consultadas nas bibliotecas públicas, mas hoje em dia, com o advento da internet, ficou mais fácil consultá-las através do próprio site da ABNT: www.abnt.org.br

Desde a década de 50 que a ABNT disponibiliza programas para certificação de vários produtos, sistemas e até rotulagem ambiental.

No site da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é possível realizar uma série de consultas, conhecer a história da instituição, verificar as normas publicadas, as consultas nacionais, entre várias outras informações.

Curta Nossa Página: https://www.facebook.com/Febrabom-Rio-Grande-do-Sul-938512249574994/?ref=settings

Filia-se Agora: http://febrabomrs.blogspot.com.br/search/label/FILIE-SE%20AGORA