A reciclagem Solidária que acontece no Rio Grande do Sul contou neste ultimo final de semana dia 30  Com a participação,  Do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) da Cidade de Viamão. através,  da técnica e coordenadora pedagógica  Carmem pereira e também, do Coordenador Geral do Samu da Cidade de Viamão  o enfermeiro Gilmar.
Abordaram o tema: fraturas traumas e remoções  a apalestra, serviu para que os bombeiros Civis participantes conhecessem a rotina de quem realmente trabalha no resgate e atendimento 24 horas através, do serviço de atendimento Móvel urgência da cidade de Viamão. (SAMU)
Um dos pontos que  vale ser ressaltado é a visão destes profissionais que veem na mão de obra prevencionista, um ponto de apoio para  questões chaves dentro do atendimento pré hospitalar... oque segundo eles, se bem realizado, trás benefícios para toda população através, de um primeiro atendimento pré Hospitalar bem realizado e conhecimento.
A ação social Reciclagem Solidária teve o  objetivo, de proporcionar aos bombeiros Civis participantes a oportunidade, de se reciclarem e se manterem ativos dentro da Profissão! oferecendo, um valor mais acessível devido a falta de emprego e oportunidades para todos!
vale ressaltar: que tanto o coordenador do Samu quanto Carmem Pereira palestrantes neste acontecimento. não cobraram, um centavo sequer para estarem presentes nesta ação!
O que valoriza ainda mais, estes profissionais e parceiros nesta busca de Crescimento Coletivo e em prol da sociedade.
O evento que foi Organizado, pela federação Brasileira de Bombeiros Civis (febrabom) Núcleo Sul agradeceu, em nome de todos os seus Diretores... a colaboração, destes  valorosos profissionais.
 Que dignificam a profissão ainda mais, através de ações como está.
Direção núcleo sul Febrabom agradece de coração a participação desses profissionais.