Para pensar:
Fazendo uma analogia sobre o histórico de todas as classes trabalhadoras ou a maioria delas chegamos claramente a conclusão, que o interesse e envolvimento de seus integrantes foi utilizado, como meio de alcance de espaço bem como, o atendimento em grande parte de suas demandas.

O entendimento deste fator foi preponderante, para que as que hoje se fortaleceram, sejam mais rapidamente atendidas, respeitadas e essenciais no trabalho que prestam principalmente, pelo alcance social que tal labor propícia.
Levando para o aspecto prevencionista, obviamente que tais atributos São praticamente inexistentes. Não ao fato, do alcance social do trabalho nobre e valoroso que tambem é prestado pelos nobres Bombeiros Civis Mas sim! pela pouca participação, acomodamento, e entendimento real nas questões pelas quais, freiam o desenvolvimento profissional como classe.
Completados recentemente 09 anos da criação da profissão é chegado o momento, de entendermos que o problema em quase todo o processo de paralisação e crescimento não chega a ser somente: do Município, Estado, as Entidades ou os políticos. mas sim! A inoperância participativa na luta pelo alcance de seu espaço.
Todas as classes que obtiveram respeito e reconhecimento, não receberam isso de forma gratuita. 
Tiveram que conquistar!!
E estas conquistas, só vieram através de mobilização e participação de seus integrantes.
Júlio Valêncio.