Lei: “Brigadistas” agora deverão ser chamados de “Bombeiros Civis”. 

Uma “Vitória” para os componentes da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil e para aqueles que acreditam e trabalham pelo desenvolvimento de fato dessa nobre profissão. 
A frente parlamentar criada na Câmara Federal em defesa dos bombeiros civis de todo Brasil, é composta por 196 deputados federais e 15 senadores. 
No Distrito Federal apoiam a categoria tem apoio na Câmara dos deputados federais, distritais e no Senado. 
Deputados federais Roney Nemer, Érika Kokay, Augusto Carvalho, Izalci Lucas, o Senador Hélio José e os deputados distritais Rafael Prudente, e Celina Leão. 
O bombeiro civil é o profissional que exerce função remunerada de prevenção e combate a incêndio e de primeiros socorros em empresas privadas ou públicas. Ele pode atuar em shoppings, aeroportos, lojas, indústrias, hospitais, universidades e outros locais com grande circulação ou concentração de pessoas. 
TRECHOS:
CONSIDERANDO que o currículo básico de Brigadista, previsto pela NT CBMDF 07/2011 diverge
severamente do currículo de Bombeiro Civil estipulado pela NBR 14608/2007; CONSIDERANDO expedientes encaminhados a esta Promotoria d e Justiça pela Frente Parlamentar Mista em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil (FPMBC), pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços e Especializadas em Bombeiro Civil do Distrito Federal (SEPEBC), noticiando a existência de dificuldades para o credenciamento de empresas e/ou escolas perante o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal em virtude da utilização da denominação “Bombeiro Civil” ao invés de “Brigadista Particular”. A Promotoria fixa um prazo de 20 (vinte) dias , a contar do recebimento da presente recomendação, para que o Exmo. 
Sr. Comandante - Geraldo
CBMDF, informe as providencias adotadas em razão da presente recomendação. 
Brasília, 04 de maio de 2018.