AÇÕES QUE VALORIZAM:
O espírito aguerrido na luta incansável pelo desenvolvimento e valorização prevencionista dentro estado do Rio Grande do Sul. Bem como, as já diversas ações práticas desenvolvidas onde os interesses da coletividade sempre foram a principal premissa. Culminando na ultima sexta feira dia (07) com a apresentação marcante dos Bombeiros Civis  e simpatizantes a Febrabom Núcleo RS onde pela primeira, vez uma guarnição composta por bombeiros Civis participou das ações cívicas e patrióticas no desfile oficial de 07 de Setembro na capital de todos os Gaúchos.
Fato este, que comprova a trajetória límpida, coerente, planejada e sem interesses voltados ao trabalho sério e necessário junto ao desenvolvimento da categoria bombeiro civil em todo o estado.
Desenvolvendo suas ações dentro do respeito às hierarquias, no entanto, buscando seu espaço legalmente constituído. A federação Brasileira de Bombeiros Civil sem dúvida nenhuma é uma das principais responsáveis pelas recentes e pontuais mudanças no que corresponde aos bombeiros não só em Porto Alegre, como também nas iniciativas de abrangência estadual.
Mudanças estas, que só foram possíveis, pois contou em momentos extremamente pontuais com todos os bombeiros civis insatisfeitos com a inércia, falácia, desserviço e falta de projetos instaurada durante anos neste estado.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO:
Participar das ações cívicas estaduais e principalmente, abrir as portas para que todos os bombeiros civis pudessem participar. Foi à premiação recebida pela Febrabom através, da LDN (Liga de defesa Nacional) pelo trabalho sério desenvolvido pela entidade ao longo dos 03 anos pelos serviços prestados junto aos bombeiros civis do estado do Rio Grande do Sul. A luta da Febrabom, não está baseada em "Pseudos" Credenciamentos obrigatórios e ilegais neste ou naquele lugar menos ainda, na busca do controle da profissão. Buscamos sim! Fazer valer o direito constitucional ao trabalho exercido por homens e mulheres capacitados e a disposição de toda sociedade Brasileira. Valorização, Respeitabilidade e utilidade estes são os preceitos de desenvolvimento defendidos pela Febrabom.
Parabéns a todos Bravos Presentes Pois agora, fazem parte da História da Profissão. 
“Tendo a EXCELÊNCIA como seu horizonte, recusar a mediocridade e ter a insatisfação positiva de querer mais e melhor”.
“MARIO SERGIO CORTELLA”

Fonte: Equipe de Jornalismo e comunicação social Febrabom RS.