Após entrar em Vigor em Novembro Bombeiros Civis Aguardam Posicionamento do Prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Jr Sobre a Criação do Decreto que Fiscalizará Lei Municipal.
Apresentada pelo Vereador Cássio Trogildo, Airto Ferronato em conjunto e apoio da Federação Brasileira de Bombeiros Civil Núcleo Rio Grande do Sul em 2017. A lei Municipal que estabelece a presença de Bombeiros Civis em âmbito Municipal aprovada e Sancionada em 2018. Aguarda desde sua Implementação em novembro a criação do decreto Municipal que deveria ser assinado pelo Prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Jr. 
Após esta assinatura, o decreto que ainda não tem data definida para sua Criação determinará, o órgão que realizará a fiscalização e o cumprimento da lei na Capital.
Estabelecendo a presença de Bombeiros Civis em Ambientes como: Shopping Centers, Casas de Shows e espetáculos, Hipermercados eventos com aglomerações de 400 pessoas onde o intuito, seria o de evitar situações semelhantes como as ocorridas na boate Kiss em Santa Maria torna se extremamente imprescindível para eficácia desta lei a criação e assinatura deste documento Cuja finalidade seria a de detectar o descumprimento da lei orgânica do município e aplicar as sanções e penalidades cabíveis aos estabelecimentos infratores.
Rumo Incerto:
A indefinição e morosidade sobre este tema contribui para que frequentadores dos locais citados pela lei continuem desguarnecidos diante da falta de fiscalização, falta de prevenção e indefinição de organismos de denuncia favorecendo desta maneira seu descumprimento, beneficiando infratores e colocando usuários destes locais em risco eminente.
Torna se imprescindível a agilidade deste decreto pelo fato de Porto Alegre hoje ser uma cidade considerada 24 horas, a 10º  maior cidade do Brasil contando, com uma população estimada em mais de 1,4 milhões de pessoas e a segunda Capital do País com Legislação Municipal sobre o Tema.
Diante desta indefinição, Mesmo Com lei estabelecida segue como antes as situações vinculadas à prevenção e combate a incendo em ambientes privados na Capital dos Gaúchos. 


Fonte: Equipe de Jornalismo e