Um homem foi preso suspeito de aplicar golpes em comércios da cidade de Toledo alegando ser do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Com ele foram apreendidos alguns livros e uma farda de bombeiro civil.
De acordo com uma das vítimas do golpista, o suspeito chegou no estabelecimento e convenceu a recepcionista que era capitão do Corpo de Bombeiros.
O homem foi detido duas vezes só nesta semana. Após a primeira prisão, ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Mas, novas denúncias chegaram ao conhecimento da polícia e ele foi detido novamente.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros alertam para que a população não caia neste tipo de golpe.
Esclarecimento
Na quarta-feira (06), o Corpo de Bombeiros de Toledo emitiu nota informando que a corporação está recebendo, desde o dia 5 de novembro, inúmeras ligações telefônicas relatando sobre o suposto bombeiro que estaria visitando estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da cidade.
A instituição esclareceu que não possui qualquer tipo de vínculo com a pessoa que estaria se identificando como bombeiro e que tampouco autoriza o uso do nome da corporação para atividades comerciais.
As atividades de vistorias e fiscalizações para execução de medidas de prevenção e combate a incêndios e a desastres em estabelecimentos comerciais, industriais e habitações multifamiliares são prerrogativas constitucionais do Corpo de Bombeiros Militar, reguladas através da Lei Estadual 19.449, não sendo delegadas a nenhum outro órgão ou pessoa.
"Os bombeiros militares do Estado do Paraná, no exercício da função, se apresentam devidamente fardados e identificados, com uniforme da cor "caqui", munidos de identidade funcional da Polícia Militar do Paraná. Na eventualidade de qualquer tipo de coação, constrangimento ou solicitação de vantagem indevida partindo de pessoas se utilizando do nome do Corpo de Bombeiros, os lesados deverão imediatamente acionar a Polícia Militar, através do telefone 190, ou procurar diretamente uma Delegacia de Polícia", disse a nota.