Cerimônia Debate os Rumos da Profissão no Estado:
Através de projeto aprovado que estipula o dia 12 de janeiro como dia do bombeiro civil no Município de Viamão.Berço da profissão no Estado, reconhecido como uma das primeiras Cidades do Brasil a contar com os trabalhos preventivos realizados por Bombeiros Civis muito antes da promulgação da lei federal 11901 de 2009.
A cerimônia realizada na noite de quarta feira dia (15), teve como principal objetivo o debate. Bem como a celebração dos recém completados 11 anos da profissão no Brasil.
Neste sentido, e pelo segundo ano consecutivo a iniciativa organizada pela Febrabom RS se propôs a homenagear estes profissionais de extrema importância, vinculados as atividades intramuros de prevenção e combate a incêndio, e que através do reconhecimento de seu dia anual estabelecido por lei teve como meta principal a valorização da atividade não só em Viamão, mas sim em todo estado. 
Mesmo com o forte temporal ocorrido no inicio da noite, bombeiros civis de varias localidades e autoridades estiveram presentes.
Pontos Importantes foram destacados durante a cerimonia, entre eles: Os projetos que tramitam na cidade de Viamão e Gravataí entre outros; a falta de mercado de trabalho; o não cumprimento de legislações já estabelecidas; o numero excessivo de profissionais habilitados e principalmente, a necessidade de união conjunta para melhoria das demandas de interesse coletivo.
 Já em maio mês do trabalhador, outra iniciativa importante acontecerá através da realização do IV, Seminário Estadual em Defesa e Desenvolvimento da Profissão Bombeiro Civil que se realizará na Assembleia Legislativa do Estado onde a presença maciça de todos os prevencionistas será de suma importância.
FONTE: Equipe de Jornalismo e Comunicação Social Febrabom RS.