O Covid-19 fez a primeira vítima no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Paulo. 
O médico socorrista Paulo Fernando Moreira Palazzo faleceu, na manhã deste domingo (5), aos 56 anos, por complicações decorrentes do coronavírus. "Com muito pesar, o Samu de São Paulo perde a primeira vítima para o Covid-19. Samuzeiro batalhador, dedicado à missão e ao ser humano", afirma Francis Fujii, diretor médico do Samu.
Palazzo trabalhou até que ficou doente há 15 dias. "Somos mais de 1.800 profissionais e estamos na linha de frente no combate ao coronavírus para que vocês possam ficam em casa. Por favor, respeitem o isolamento. Isto é uma doença séria e já perdemos um amigo, profissional e acima de tudo um ser humano excepcional." São Paulo é o Estado que concentra o maior número de casos (4620 confirmados) e de mortes (275) até agora. O Ministério da Saúde alerta, contudo, que esses números estão subestimados devido ao atraso na realização de testes. O Brasil registrava, neste domingo, 11.130 casos e 486 óbitos por Covid-19. Graduado pela Escola Paulista de Medicina (atual Universidade Federal de São Paulo), Palazzo era hematologista e atuou por dez anos no atendimento de emergência. De acordo com relatos de seus colegas, era de origem humilde e trabalhou sempre como plantonista e preceptor em pronto socorro. Deixa dois filhos. Por conta da morte de Palazzo, ambulâncias do Samu fizeram um "sirenaço" na tarde deste domingo. Profissionais do serviço prestaram uma homenagem a ele na base em que atendia, no centro da capital. Devido às recomendações de isolamento e distanciamento social para retardar a velocidade de infecção pelo coronavírus, não é possível a realização de velório.
Com enorme pesar a Escola Paulista de Medicina e a Reitoria da Unifesp comunicam que faleu hoje Dr. Paulo Fernando Moreira Palazzo. Médico graduado pela Escola Paulista de Medicina, clínico e hematologista. Começou sua carreira na EPM muito antes de se tornar médico. De família humilde, batalhou durante oito anos trabalhando como balconista abrindo fichas dos mesmos pacientes do PS que se tornariam seus pacientes. Estudava a noite, trabalhava de dia até que seu sonho de tornar-se médico e da família EPM tornou-se realidade. Trabalhou durante toda sua carreira na linha de frete com plantonista e preceptor no pronto-socorro do Hospital São Paulo. Era humano e preocupava-se principalmente com os aqueles menos favorecidos. Deixa dois filhos, amigos e exemplo de que todo sonho pode se tornar-se realidade.
Nosso estimado Dr. Palazzo,chefe de Plantão de Urgência Clínica do PS, vítima do Covid19.
fonte: noticias.uol