Foi publicada no dia 19 de agosto, a norma ABNT NBR 16877:2020 (Qualificação profissional de bombeiro civil – Requisitos e procedimentos). 
Desenvolvida pela Comissão de Estudos de Planos e Equipes de Emergências do CB-24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio), a norma tem como objetivo especificar os requisitos de competências profissionais do bombeiro civil classes I, II e III, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.
Alguns Pontos da NBR:
Requisitos de qualificação Devido aos conteúdos de ensino especificados para as unidades de competências é requisitado que o candidato para a qualificação tenha pelo menos a escolaridade de ensino médio concluído.
Instrutor auxiliar profissional com conhecimento e com experiência prática sobre o tema do treinamento que ele presta auxílio ao instrutor principal durante as aulas e exercícios práticos.
Instrutor com capacitação, capacitado em técnicas de ensino
Conforme Jorge Alexandre Alves, especialista em Emergências e coordenador da Comissão de Estudos de Planos e Equipes de Emergências do CB-24, havia dito quando a norma ainda estava em consulta nacional, a NBR 16877 surgiu da necessidade de estabelecer requisitos para a avaliação de competências profissionais dos bombeiros civis, com vistas à qualificação de pessoas para atuarem nesta ocupação no setor de segurança, prevenção e controle de incêndios e emergências correlacionadas e criar bases para o sistema brasileiro de avaliação da conformidade dos profissionais de segurança e proteção contra incêndio e emergências.
A NBR 16877:2020 já está disponível no catálogo do site da ABNT. Acesse aqui.
fonte: ABNT