Insatisfação Generalizada: 
A proposta apresenta pelo Deputado Federal Subtenente Luiz Gonzaga Ribeiro do (PDT) de Minas Gerais que propõe, a alteração da nomenclatura Bombeiro Civil para Brigadista Particular, vem causando revolta entre todos os profissionais de prevenção e entidades de Norte a Sul do País. 
O projeto nº 3624/2020 apresentado pelo Deputado, traz como principal argumentação a confusão que a nomenclatura Bombeiro Civil traz em relação a sociedade e aos servidores militares. 
Entretanto, empresas e entidades alertam para a perca de diretos trabalhistas que este projeto pode causar entre a classe trabalhadora. 
Segundo todas, não se trata apenas, de mudança de nome mais também a perca dos 30% de periculosidade pago aos profissionais Bombeiros Civis algo que não é previsto, para brigadistas particulares profissão esta, sem amparo e jurisprudência nos órgãos de trabalho no Brasil. 
Alertam ainda, a afronta aos diretos conquistados, a nocividade dos projetos apresentados pelo deputado Gonzaga além, da perseguição que a categoria sofre desde o sancionamento da lei Federal 11901 iniciada com a apresentação de proposta similar em 2011 através do PL 007/ 2011 proposta pelo então Deputado Federal Laerte Bessa que tratava do mesmo tema, porém vetada na integra naquele momento pela presidenta Dilma Rousseff. 
PROJETO SIMILAR JÁ FOI VETADO EM 2011.
Segundo as entidades de classe da profissão: “diante da desnecessária apresentação de um projeto deste teor em meio a pandemia que o assola o país entre outras mais importantes prioridades. É fundamental, que categoria Bombeiro Civil continue a multiplicar manifestações contrarias a proposta em todas as regiões, além de acionarem e orientarem a nocividade deste e outros projetos aos deputados federais de suas localidades no intuito de defenderem seus direitos e conquistas”. 
Em meio a contrariedade generalizada, Bombeiros Civis vem expondo continuamente suas insatisfações nas redes sociais em todo o território Nacional como os casos de Rondônia e Maranhão.
fonte: Jornal Online Conexão Bombeiro