BOMBEIRO CIVIL PODE SER REALIDADE EM NOVA ODESSA INTERIOR DE SP.
A Câmara de Nova Odessa SP discutiu, em sessão realizada no dia 28 de setembro, um projeto de lei que pretende obrigar a manutenção de equipes de brigada civil de emergência, composta por bombeiro civil, em alguns tipos de estabelecimentos. A proposta, de autoria do vereador Wladiney Pereira Brígida, o Polaco (PL), na verdade acaba ‘chovendo no molhado’, como se diz no ditado popular. Impõe a obrigação de haver brigadistas em alguns tipos de imóveis, algo já normatizado por leis estaduais e federais.
BRIGADA
Entre os locais visados estão casas de shows e espetáculos, supermercados e lojas de departamento com área construída superior a 5 mil metros quadrados. Além disso, o projeto abrange os edifícios ou imóveis comerciais que abrigam escritórios, consultórios e clínicas, com público fixo acima de mil pessoas ou com circulação média diária de 1.500. Também fazem parte as entidades de ensino superior com área construída acima de 5 mil metros quadrados e os espaços de eventos fechados que recebam grande concentração de pessoas.
RESSALVA
O vereador Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PSDB), fez ressalvas ao projeto de Polaco. “Acho que não é o momento de impor mais uma obrigação, com custos, a empresas”, pondera. “Muitos segmentos estão perdendo dinheiro nessa pandemia, discuta mais ainda os negócios”, defende. “Ao invés de impulsionar empregos, acabaria prejudicando”, reforça. Pelé citou ainda o prazo de seis meses para adequação, que poderia ser “bem maior”. Na hora de votação do projeto, o vereador Tiago Lobo (PV) pediu vistas (adiamento), com argumento de que pretende propor emendas.
TRABALHO
Digno de nota o trabalho do CBVNO (Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa), que junto da Defesa Civil e do órgão estadual baseado em Americana atua combatendo incêndios que ocorrem com a permanência do período de estiagem, caracterizado pelo tempo seco e a baixa umidade relativa do ar. Em um momento no qual se discutem queimadas no Pantanal e na Amazônia, além de ocorrências em diversos países, é importante reconhecer que em Nova Odessa atuam valorosos voluntários.