São chamadas de diretrizes organizacionais a missão, a visão e os valores de uma organização. 
Trata-se de conceitos que devem ser ditados pela coordenação administrativa e seguida por todos os demais integrantes da organização.
Assim sendo, essas diretrizes precisam ser enraizadas na cultura organizacional, de modo que todos trabalhem seguindo os pressupostos estabelecidos, tendo um padrão a ser seguidos por todos! diante dos conceitos defendidos e determinados pela organização.
A cultura organizacional é algo que precisa ter uma representatividade e, muitas vezes, contém ideologias que são acreditadas pela coordenadoria organizacional ou diretoria. Dentro desse contexto, convém compreender o que é a missão, a visão e os valores, pois eles têm diferentes significados. A missão, precisa dizer o que a organização faz, a visão, diz onde ela quer chegar e os valores, são um conjunto de crenças morais e éticas que devem ser seguidas dentro deste conjunto.
MISSÃO:
A missão da Febrabom tem como objetivo, trabalhar o desenvolvimento da atividade profissional respeitando, as legislações e as autoridades constituídas. Desenvolvendo e transformando boas ideias em realidade assim como, contribuir para o desenvolvimento em prol da coletividade.
Trabalhar o fomento a boa informação como ferramenta de geração de valor agregado, as oportunidades de Desenvolvimento. Defender dentro de suas prerrogativas, todos os artigos previstos na constituição onde fundamenta-se o direito a ética, a moralidade apontando, os pontos falhos bem como, dos direitos e os deveres comuns. Fomentar e incentivar, iniciativas de desenvolvimento social, intelectual e de coesão que terão por finalidade, valorizar a atividade profissional além, dos que dela se utilizam como meio de sustento.
Orientar e defender seus entes filiados de acordo, com as prerrogativas constitucionais independentes, de opiniões, credos ou conceitos pré-fundamentados que não correspondam, a legitimidade das ações, legislações e organismos constituídos.
CONCEITO:
A Bandeira da Febrabom, é lutar juntos aos órgãos competentes pelos direitos de homens e mulheres que por amor a profissão, que por dom, capacidade, competência, mediante conhecimento, preparação técnica, física, psíquica e resistência, queiram exercer seu direitos ao trabalho por vontade, de forma
voluntária, ou por profissão. Dento de suas devidas competências.
Tudo, para que a categoria Bombeiro Civil venha a ser respeitada pelo seu valor e pelos seus serviços
Apoiados ou não, por interesses paralelos ou qualquer interferência contrária. Mostrando para todos
Dentro deste imenso País!
Que os inimigos a serem combatidos, São: O fogo, a enchente, o terremoto, a avalanche, o desmoronamento e não uns aos outros!
VISÃO:
Nossa Visão, se resume em desenvolver e pôr em prática, uma gama de atividades que venham de encontro a suprir, as necessidades básicas de adultos, jovens e profissionais. Incluindo, projetos e programas que tenham repercussão em todo o Estado. No objetivo, de sensibilizar e esclarecer a população de menor poder aquisitivo, sobre a importância de conhecimentos básicos com foco no acesso a conteúdo nas áreas de: prevenção e combate a incêndio, acidentes domésticos, queimaduras, manejos básicos em atendimento pré-hospitalar, serviços de apoio, inclusão a atividades esportivas, de desenvolvimento sustentável entre outros.
Ampliando desta maneira, em todo Estado a disseminação da cultura as boas práticas envolvendo saúde, qualidade de vida e prevenção. Com ênfase, na colaboração junto ao Estado no desenvolvimento teórico e prático dos participantes assim como, no apoio a este público, junto a inserção no mercado de trabalho por meio do acesso a oficinas, cursos e capacitações profissionais no objetivo, de potencializar e contribuir com suas habilidades através da multiplicação e na ampliação, de atividades em parceria com escolas, empresas privadas ou órgãos Públicos.
Indo de encontro, as iniciativas da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências do Ministério da Saúde.
VALORES:
Nossos valores, configuram se como bens irrefutáveis, tornado se a mola propulsora de nossa existência.
Sendo estes, um dos principais alicerces geradores de nossa credibilidade institucional e reforçada perante a sociedade ao logo do tempo.
Desta forma, nos tornando irredutíveis, na busca pela construção conjunta e ampla sob a ótica de um olhar mais proativo, propositivo, gerador, agregador, social e crítico, diante das questões problemáticas que envolvem nossa esfera cotidiana quanto pessoas e cidadãos que convivem e interagem mutuamente entre si.
Valores e compromissos, que retratam com fidelidade, o que acreditamos expressando assim, a dedicação para o melhor de todos nós e para todos nós em tudo que realizamos.