A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta quarta-feira (29/3), ato solene de reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, instituído pelo Legislativo da Capital por proposição do presidente da Casa, Vereador Cássio Trogildo (PTB). Ao saudar a participação dos presentes, Trogildo destacou os profissionais que contribuíram para a criação e as atividades do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano no ano de 2016. Cássio Trogildo reiterou que o "tema segurança pública é multidisciplinar", observando que todas as esferas governamentais e representativas precisam estar integrados para defender a segurança. O vereador afirmou que o Parlamento faz a sua parte, "através deste Comitê de Segurança, para promover debates que permitam estabelecer diagnósticos e ações coletivas e, assim, minimizar os efeitos da violência urbana.
A Federação Brasileira de Bombeiros Civil ( Febrabom) se Fez presente no ato através, de sua Comissão de desenvolvimento que prestou apoio e se colocou a disposição para contribuir junto ao belo trabalho realizado pelo vereador Cássio Trogildo. Que também é responsável, pelo projeto de lei de implementação de mão de obra prevencionista que tramita em Porto Alegre.

Secretaria da Segurança
O secretário estadual da Segurança, Cézar Schirmer, exaltou a importante atuação da Câmara Municipal, para tratar das questões que envolvem a segurança pública, ao manifestar a sua satisfação com a reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano. Ao falar da complexidade do tema, o secretário citou questões sociais a serem trabalhadas coletivamente, "a exemplo da violência doméstica, o uso e venda de drogas, a falta de respeito e descumprimento das leis".