Soluções para o desenvolvimento.
A história mostra nos que o envolvimento apoio, trabalho em equipe e participação Social sempre foram, os principais alicerces para o desenvolvimento de toda a humanidade.
Atentamos para o fato de que:
Uma nação, comunidade, classe ou atividade econômica engajada e em constante movimento e em busca, de seus objetivos e metas. Estaria por fim, muito mais próxima do sucesso em seus anseios em relação aos mesmos exemplos citados mas que porém se encontram paralisados, inertes, inoperantes e estáticos frente as situações.
Fato este inegável!

Envolvimento Social X Apoio Social:
É necessário separar o que é apoio social em relação ao o que é envolvimento social. Duas palavras muito parecidas porém, com significados e diferenças relevantes.

Trazendo e traçando um paralelo, entre as necessidades que envolvem a profissão Bombeiro Civil. Podemos chegar a conclusão, que o apoio social ou seja: quando há o apoio da sociedade para a busca de determinado objetivo e principalmente, quando acontece a união de todos em busca de uma determinada meta.
Chega se a conclusão que hoje e neste momento atual da profissão, o chamado "Apoio Social"não faria diferença em coisa alguma!
Explico no texto o porque desta opinião!
Acompanhando atentamente a categoria e fazendo uma análise geral e fria sobre os rumos atuais da profissão nos estados e no Brasil!
Podemos concluir, que ainda falta muito para que união e senso participativo façam definitivamente parte de uma ação natural e espontânea presente no cotidiano dos prevencionistas.
Este conjunto de Predicados inexistentes hoje seriam fatores determinantes e de suma importância, para que pudéssemos chegar de fato a uma categoria realmente envolvida socialmente buscando e lutando de forma conjunta por seus objetivos e metas.
De que adiantaria hoje, o apoio social prestado a uma categoria com pouco ou quase nenhum poder de indignação muitas vezes, agindo de forma conivente e passiva diante das irregularidades?
O que mudaria?
Não mudaria em nada!!
Pelo simples fato! De ainda faltar, o espírito coletivo como classe profissional realmente forte, ativa, conhecedora de seus direitos e acima de tudo, defensora ferrenha dos mesmos.
Qual sociedade, apoiaria a inércia e falta de ações?
Envolvimento Social
Já na questão que trata, do envolvimento social: "Quando se utiliza a mobilização social como ferramenta de auxílio para o Desenvolvimento." chegamos a resultados realmente incríveis!
Salvo algumas exceções já é visível,ações realizadas por entidades que se atentaram a pouca inoperância participativa dos Bombeiros Civis e passaram a desenvolver ações em conjunto com a sociedade promovendo, o chamado: "Envolvimento Social participativo."
através do planejamento ,execução e fomentação do conhecimento, promovendo desta maneira ações de trabalho em conjunto valorizando as atividades Bombeiris através da proficiência dos mesmos e utilizando as, como ferramenta a ser utilizada em beneficio da sociedade.
 Unindo desta maneira Bombeiros Civis,entidades,sociedade e principalmente, ganhando aliados junto aos objetivos a serem alcançados por ambos.
Vale ressaltar que: Quando a Sociedade reconhece um trabalho bem desenvolvido ela acaba por valorizar e ao mesmo tempo passa a apoiar! 
Diante disso, envolver se socialmente de forma responsável, organizada e determinada. seria uma boa solução, diante da pouca participação da categoria além, do  auto fortalecimento natural que ocorreria, diante das interferências muitas vezes irregulares e inegáveis que ocorrem na profissão em todo Brasil!

Texto: Júlio Valêncio
Bombeiro Civil
TST /acadêmico em gestão e Segurança.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
SEJA SÓCIO FEBRABOM FILIE-SE AGORA!