Projeto social Comunidade Preventiva.
O trabalho voltado à multiplicação de conhecimento sobre prevenção, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. 
É o foco principal, do projeto social Comunidade preventiva iniciado no dia (14) na cidade de Viamão no Rio Grande do Sul. 
Elaborado pela Febrabom RS. O projeto tem como base o envolvimento das comunidades em questões voltadas ao conhecimento em prevenção e primeira resposta em caso de emergências. 
Tendo como premissa básica, preparar as comunidades em caso como os ocorridos na boate Kiss em Santa Maria em 2013. Iniciado há pouco mais de duas semanas, o projeto já recebeu 140 pessoas entre profissionais e leigos pertencentes às comunidades. 
BOATE KISS NUNCA MAIS! 
O projeto Comunidade preventiva, custeado e mantido com recursos próprios. Tem como base, as novas legislações Federais que tratam sobre a obrigatoriedade da criação de mecanismos. 
Municipais de controle contra incêndio e pânico tanto no estado como nos municípios entre as quais, está à lei Kiss Federal Número 13425 que cobra e pune os gestores públicos em um prazo de dois anos para que coloquem em prática medidas sobre este tema. 
Para os idealizadores do projeto não basta somente, criar medidas preventivas é necessário também, segundo eles: "preparar de forma prática os segmentos da sociedade para que saibam e tenham o mínimo de conhecimento necessário em momentos críticos principalmente, em locais de grande aglomeração de pessoas" Afirmam. 
O projeto também atenta para uma lei federal que está por vir... A apelidada Lei Lucas, o PLC 17/2018 tornará obrigatório o conhecimento em atendimento pré-hospitalar aos professores direcionado as escolas, creches e demais atividades pedagógicas. 
DADOS: 
Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, datado de 2015, aponta que 810 crianças, com até 14 anos, morreram, só naquele ano, vítimas de sufocamento. Desse total, 611 tinham menos de um ano de idade demonstrando com dados à extrema necessidade da aprovação deste PL. 
Desta maneira o projeto Social comunidade Preventiva, além, preparar pessoas está completamente em sintonia com as novas políticas em favor da vida e também, nas questões Sociais diante do fato de colaborar junto ao projeto Febrabom Contra a Fome que superará a estimativa de meia tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados. 
O projeto social Comunidade Preventiva acontece aos finais de semana nos sábados e Domingos na cidade de Viamão abrangendo outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre. 
Febrabom Contra a Fome Ajude Participe e Colabore! 
Informações: 
E-mail: febrabomrs@gmail.com 
WhatsApp Central Febrabom: (51) 21 60-2022
Fonte: Jornalismo e Comunicação Social Febrabom RS.