Respeito, Dignidade e Valorização:
Ao completar uma década de existência através da promulgação da lei Federal 11901 onde as dificuldades e lutas foram o fator de resistência até hoje principalmente, para a continuidade de existência da profissão em todo o Brasil.
O dia 12 de janeiro de todos os anos, através da lei Nº 4499/2016 que atribui o dia 12 de janeiro dia do Bombeiro Civil na Cidade de Viamão tem um significado ainda maior.
O legado de trabalho desenvolvido por Bombeiros Civis onde muitas vezes não se dá o devido valor é e tem sido de suma importância e galhardia em momentos obscuros pelos quais passam cidades e municípios em vários cantos do Brasil.
Ressaltar a importância desta atividade, nada mais é do que prestar uma justa homenagem àqueles que mesmo subjugados muitas vezes em segundo plano jamais, deixaram de ouvir o clamor de quem necessita de ajuda, afago e socorro em momentos infortúnios em todos os mais distintos cantos deste país de geograficamente continental.
Enganam se completamente os que se alto julgam melhores uns que os outros pela ostentação de patentes, uniformes, insígnias, cargos e qualificação. Ser Bombeiro seja em qualquer esfera ou área. Significa muito mais que isso! Significa amar aos outros mais do que a si mesmo desta maneira se colocando como escudo diante das dificuldades decorrentes de terceiros, significa conciliar profissionalismo, emoções e afinidades. Jamais e em nenhuma hipótese, podemos confundir atrelar ou vincular o nome Bombeiro, pelas vestes ou patentes ostentadas. Pois para ser realmente um bombeiro este nome precisa estar gravado no coração assim, como o pulsar de nosso sangue que percorre todo nosso corpo sem nem ao menos sentirmos.
O sentido desta palavra jamais deve ser confundido com o fútil e a aparência imaculada pelas vestes externas, pois nem sempre estar Bombeiro significa realmente ser!
Os títulos, pompa e conquistas nos atestam, porém, é o coração quem nos abaliza.
Que a partir desta data que o respeito seja preponderante e mútuo entre todos aqueles que nasceram para servir.
E aqueles que hoje estão! Que reflitam sobre o real significado deste nome.
Parabéns a todos os Bombeiros Civis que fazem a diferença em todos os cantos do Brasil.

Coluna Liberdade de Expressão
Texto: Júlio Valencio Jornalista (reg. profi. 19127).